O sonho de todo ser humano é ser livre em todas as áreas. Muitos passam a vida se perguntando: como e onde vou conquistar minha liberdade? Infelizmente, a maioria não a desfruta da verdadeira liberdade, acham que são livres, mas na verdade são escravos.

A verdadeira liberdade não é um estado ou coisas, é uma pessoa, e essa pessoa não é nenhum ser humano, é Jesus. Coisas como a fama ou o dinheiro proporciona liberdade até certo ponto, mas não é cem por cento seguro.

Agora que sabemos que a verdadeira liberdade é Cristo, precisamos saber o que fazer para que possamos vivê-la. Ele é o caminho. Não existe outro que pode proporcionar tudo o que você precisa, por isso, neste artigo vamos falar como viver essa liberdade em Cristo.

Arrependimento é a chave para a verdadeira liberdade

Milhões de pessoas estão sendo impedidas de serem livres por algo que cometeu no passado. O ato pode ter durado pouco tempo, mas as consequências vem se arrastando por anos. Uma sombra negra o envolve a tal ponto que a pessoa não consegue se perdoar.

A culpa a mata aos poucos todos os dias. Sua consciência o acusa insistentemente. Você se torna o seu erro, sua vida gira em torno disso porque seus pensamentos estão aprisionados pelo que você fez há muitos anos atras.

De acordo com a Bíblia a solução para conquistar a verdadeira liberdade e segui em frente é através do arrependimento. Se arrepender é reconhecer seus erros. Confessar esses arros para a pessoa que você afetou e para Deus. Deixar de praticar e acreditar que Deus o perdoou.

Reconheça seus erros

Pode ter certeza que as pessoas vão apontar seus erros, te julgar, falar mal. Mas, o importante não são os outros reconhecer, mas você. Esse é o primeiro passo para a verdadeira liberdade. Quando você reconhece você toma uma posição e procura a saída para o mal.

Somente você e Deus sabe o peso que você carrega. Somente você e mais ninguém tem o poder de querer mudar. Quantas pessoas que vivem no erro, ouvem inúmeros conselhos e não muda. Isso acontece porque a mudança tem que vir de dentro, partir da pessoa.

Nada mais nobre do que quando alguém reconhece que errou e quer mudar. Não importa o que você fez. Todos os dias que amanhece e você abra os olhos, Deus está te dando uma nova chance de viver a verdadeira liberdade.

O poder da confissão

Se seu erro machucou alguém, peça perdão a essa pessoa de coração. Se ela não quiser te perdoar você não pode fazer nada da parte dela. A sua você fez, o importante é tirar o fardo do coração. Você não tem controle nas decisões dos outros.

Caso a pessoa já morreu também não tem o que pedir perdão, talvez a um familiar, mas o importante é reconhecer seu erro, confessar o quanto está arrependido. Nada apaga as consequências do passado, mas confessar tira o fardo que o erro ocasionou.

Peça perdão para as pessoas e também para Deus, porque todo pecado é contra Ele e Ele te perdoará. As pessoas podem não te perdoar, mas Deus te perdoa completamente depois que você confessa seu erro. Esse perdão é o que você precisa para viver a verdadeira liberdade.

Abandonar o erro

Muitas pessoas erram uma vez e colhe as consequência para o resto da vida. Outras cometem o mesmo erro algumas vezes ou sempre. Para esse segundo caso a chave para encontrar a verdadeira liberdade é abandonar, parar com o erro. Quando você abandona já é um sinal que você quer mudar.

Quando abandonar você tem que ter sabedoria para ficar longe de pessoas e lugares que podem te incentivar a cair no erro de novo. O preço da liberdade é a eterna vigilância. Tomar essa decisão e sustentá-la nem sempre é fácil.

Mas, assim como tem pessoas que vão querer que você volte ao seu erro, tem muitas pessoas e lugares também que podem te ajudar. Procure essas pessoas e esses lugares o quanto antes. Dependendo do erro você não consegue abandonar sozinho, procure ajuda profissional e espiritual.

Creia que Deus já o perdoou

Esse é o ponto crucial do processo para buscar a verdadeira liberdade. Em 1 João 1.9 diz “se confessarmos o nosso pecado, ele é fiel e justo para nos perdoar de todo o pecado e nos purificar de toda injustiça. Deus é bom e perfeito. Ele te perdoa completamente. Te renova e faz tudo novo.

Crer em um Deus que ama, perdoa, que é seu Pai vai te fortalecer no dia a dia depois que você tomar a decisão de abandonar seu erro. Todos os que se chegam a Ele com fé e sinceridade no coração consegue o que precisa.

Com você não será diferente. Ele te amou a tal ponto de entregar seu Filho na cruz para morrer por você. Ele já provou que te ama e quer te perdoar porque Ele tem poder para isso. Com o perdão te Deus você experimentará a verdadeira liberdade e será canal na vida de outros que passam pelo mesmo processo que Você passou.

Uma nova vida

Conquistar a verdadeira liberdade atraves do arrependimento te proporcionará uma nova vida. Pode parecer utopia, mas com Deus, não importa o que voce fez, se voce quiser mudança de vida, Ele perdoa e esquece completamente do seu pecado.

O sangue de Jesus te purifica de todo pecado. Foi para isso que Jesus veio. Para nos libertar do pecado e te dar vida e vida com abundancia (João 10.10). A vida com Cristo é maravilhosa, simples e leve. Não deixe que seu passado determine seu futuro.

Siga os passos: se arrependa, reconheça seus erros e acreditar que Deus te perdoou. Voce foi feito para viver uma vida extraordinária, livre de toda condenação. Voce não pode mudar seu passado, mas seu futuro estã intacto, escolha hoje viver a verdadeira liberdade.

Sobre o Autor

LeneNunes
LeneNunes

Escritora, Pedagoga, Teóloga. Escrevemos nossa história através de escolhas conscientes.